terça-feira, 10 de maio de 2011

Novos Tempos, Novas Ideias

Caros amigo do Beta,

Vou correr o risco de ser redundante, mas existe uma boa razão para isso. Eu estava navegando, me atualizando com meus blogs favoritos e me deparei com o vídeo abaixo. Trata-se de um comercial do Banco Itaú:

Impressionante como vários dos itens descritos que aparecem no vídeo fizeram parte da vida da maioria das pessoas que nasceram antes de 1985, como eu. Alguns deles deixaram de ser usados mais tarde ainda.

Tá bom, nenhuma novidade nisso, as crianças de hoje não conhecem nada do que usamos, as brincadeiras e principalmente as Tecnologias que eram usadas por nós. Entenda bem, eu não sou nem tão velho assim e minha infância já está bastante desatualizada. Eu jogava futebol descalço na rua, jogava bolinha de gude (búlica??? rs) e soltava pipa com cerol. Todas as coisas que qualquer criança da minha época fazia. E nada disso é feito mais.

Mas qual o ponto? É bastante óbvio que as mudanças tecnológicas afetam diretamente todos os ramos no mundo inteiro. Basta pensar que até mesmo lojas divulgam suas promoções via Twitter e possuem páginas no Facebook. O ponto é a mudança no consumidor.

Ok, nenhuma novidade. Mas tem um pulo do gato nessa história toda. Exaustivamente temos nos focado no que as mudanças tecnológicas produzem no perfil do consumidor, alterando a visão de negócio das empresas e nos fazendo buscar novas oportunidades. Mas quais são os impactos disso na nossa sociedade?

Esta é uma discussão longa e importante. Somos reflexo da sociedade em que vivemos. É necessário entender isso para se traçar o futuro. O que vem acontecendo atualmente é centenas de empresas mudando de estratégia semestralmente, perdidas em instantes e sem construir planos duradouros. É preciso que entendamos que as mudanças são mais profundas do que apenas os perfis de consumidores. O público em geral demanda de forma diferente, geração após geração.

Para finalizar, uma curiosidade: no site http://whathappenedinmybirthyear.com/ você pode encontrar diversas informações sobre o ano em que você nasceu. Quem ganhou o Nobel, Oscar, grandes sucessos na música e cinema. Muito legal para que mantenhamos em mente o quanto o tempo passa e tudo muda.

Convido você a deixar sua impressão sobre o assunto, trocar experiências, participar.

Abraços e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code