terça-feira, 12 de abril de 2011

Para os saudosistas modernosos




Todos os saudosistas que tem pilhas e mais pilhas de discos de vinil, ficaram órfãos quando a indústria fonográfica aboliu os “bolachões” em prol dos CDs. Diante disso, o ruído da agulha, o chiado e os estalos do som ficaram somente na memória dessa geração.
Para atender esse público, a ION resolveu lançar a vitrola TTUSB05 com porta USB, para tocar aqueles discos enormes com baixa qualidade de áudio.

Design
O design da vitrola parece ter saído de um arquivo futurista da década de 1970: com linhas quadradas e toda prateada, o aparelho não chama atenção pelo design e sim pelo fato de ser uma vitrola USB.
Software
A vitrolinha TTUSB05 acompanha 2 softwares: o conhecido Audacity e o não tão conhecido EZVinyl Converter.
O Audacity dispensa apresentações e quem conhece sabe que ele é um ótimo programa para edição de áudio, sendo considerado até uma alternativa free para o Sound Forge. Ele ainda serve para remover chiados e estalos típicos do vinil, caso você queira converter aquela sua coleção do Black Sabbath para Mp3. Se você se interessou, pode baixar o Audacity gratuitamente no Baixatudo.
O Ezvinyl Converter é diferente: apesar da interface mais simplificada, ele não é tão completo quanto outros programas de edição profissionais, como o Soudforge ou mesmo o Audacity, mas quebra um bom galho para usuários iniciantes.
O uso
Para usar a TTUSB05, basta conectá-la no computador ou no home-theater (pela saída RCA) além da USB, e ouvir seus discos preferidos.
A instalação da vitrola não poderia ser mais simples: Plugue, espere o Windows reconhecer o dispositivo e use. Simples como todo dispositivo plug and play deve ser.

Os ainda mais saudosistas vão se decepcionar quanto ao suporte de discos de 78 RPM, pois a vitrola só aceita discos de 33 1/3 RPM e 45 RPM. É até possível ouvir suas músicas dos antigos “bolachões” se você tiver alguma prática no uso de programas de conversão e edição de áudio.
Preço
Nos EUA ela encontrada por US$ 100,00 em média, o que convertendo para reais mais impostos, dará uns R$ 800,00 – que é o preço dessa belezinha no mercado. Um preço alto a se pagar, é verdade, mas será que ver o sorriso de satisfação no rosto daquele parente saudosista não compensa?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code