quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Afinal, #AlgoEstaNoAr. Mas o quê?!?! [updated]




O teaser é um recurso já antigo da comunicação. Lançar uma informação mas sem detalhar, sem deixar claro do que se trata. Criar expectativa simplesmente.

O objetivo é amplificar a audiência para a mensagem que vem a seguir. Mais uma vez, as redes sociais mostram ser uma ótima ferramenta para potencializar situações assim.

Recentemente pudemos comprovar isso com o case de lançamento da cerveja Devassa. O teaser da campanha não anunciava o produto nem a garota propaganda. Lançava apenas a pergunta: "Quem afinal era a bem devassa?". A tag #bemmisteriosa espalhou-se pelas redes e inundou o twitter. Um sucesso.

Agora surge uma nova tag: #AlgoEstaNoAr. Mais uma vez, um teaser de lançamento de algum novo produto ou serviço.

Alguns blogs mencionam a possibilidade de se tratar do lançamento de um serviço de navegação mapeada por imagens em 360°, semelhante ao Google Street View.

Quem sabe é o lançamento do próprio Google Street View no Brasil. Ou nada disso.

O que se sabe é que já existe um hotsite (algoestanoar.com.br) e um perfil no Twitter (@AlgoEstaNoAr). Já existe também uma promoção, criada para estimular a propagação da tag #AlgoEstaNoAr pelas redes. O ganhador leva um MacBook Air.

Sabe-se que é possível navegar pelas ruas no hotsite. Basta clicar nas setas que aparecem no chão.


Sabe-se que o registro do domínio está em nome de "Zenyu Nakamura". Porém há pouco sobre ele na internet. Talvez esse nome seja inclusive, uma "pista falsa".

O blog #Nops fez um post lançando o boato de que celebridades já comentaram o assunto. Tudo brincadeira.

Mas de qualquer maneira, sabe-se que a tag #AlgoEstaNoAr chamou a atenção de muita gente no Twitter e deve ser assunto corriqueiro nos próximos dias.

Sabe-se também que a agência que está fazendo a divulgação em mídias sociais é a Gauge, mas não se sabe quem é o cliente nem a agência que montou a campanha.

Enfim, não se sabe muita coisa. O que se sabe, sem dúvida, é que #AlgoEstaNoAr...

[UPDATED 02/07/2010] Nos últimos dias uma nova especulação surgiu na rede. Alguns comentários intrigantes no blog, e conversas que tive no Twitter, fazem concluir que possivelmente a marca responsável por essa ação seja a Citroën, e não o Google, como especulou-se no início da campanha.

Possívelmente essa ação seja um teaser de lançamento de algum novo modelo. Quem sabe o novo C5, ou mais provavelmente o Citroën AirCross, que já foi anunciado no twitter oficial da marca.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code