sábado, 26 de março de 2011

Olho-de-peixe e olho no peixe: dúvidas sobre conversor e câmeras à prova d’água


Repetindo o formato da primeira coluna de fevereiro, quando tentei esclarecer dúvidas sobre qual câmera comprar, começaremos o mês de março discutindo mais um apanhado de questões deixadas nos comentários do blog e lá no fórum de fotografia. Se você ainda não fez sua pergunta, aproveite a oportunidade!

Olho-de-peixe

Possuo uma Sony DSC H9 e gostaria muito de comprar uma fisheye lens, mas não sei se existe uma numeração ou se devo comprar um adaptador. – Luiz

Câmeras compactas, como a sua H9, não têm lentes removíveis. Portanto, para alterar as características de seu conjunto ótico, é necessário usar uma espécie de lente conhecida como conversor, que é encaixado na frente das lentes embutidas em algumas câmeras mais avançadas. Os mais comuns são os teleconversores, que aumentam a distância focal da lente, mas existem também conversores grande-angulares, para diminuir a distancia focal, e até os olho-de-peixe que você procura – mas não para qualquer câmera.

No caso das Cybershot H7 e H9, a própria Sony oferece o conversor grande-angular VCL-DH0775 e o teleconversor VCL-DH1774. O primeiro, na foto aí do lado, tem fator de conversão 0,75x, o que significa que as distâncias focais mínima e máxima da câmera serão reduzidas (por serem multiplicadas por um número menor que um) dos originais 31-465mm para o equivalente a 23-345mm. Já o teleconversor, com fator 1,7x, aumenta as distâncias para 53-790mm.

O problema desses acessórios é que eles são grandes, pesados (às vezes mais do que a câmera) e caros: US$ 200 pelo grande-angular e US$ 170 pelo tele, nos Estados Unidos. A questão do preço dá para contornar apelando para conversores “genéricos”, mas para estes você costuma precisar de adaptadores e a qualidade ótica nem sempre agrada. Infelizmente, pelo que pesquisei as únicas opções de olho-de-peixe para a sua câmera são os tais modelos genéricos, como este Vivitar 0,21x, de US$ 80, este anônimo 0,22x, de US$ 130; ou um outro desconhecido 0,42x, de apenas US$ 14 e qualidade pra lá de duvidosa.

Já tive conversores originais e genéricos e me diverti bastante com ambos, mas não sei se voltaria a comprar um atualmente. Em minha humilde opinião, se você está pensando no conversor para aumentar bem o ângulo de visão da sua câmera, talvez seja melhor trocá-la por uma mais nova, que já tenha um zoom partindo do equivalente a 24 a 28mm. Já se o objetivo é brincar com aquele efeito distorcido típico das olho-de-peixe, um conversor genérico baratinho pode não ser tão ruim assim. Por fim, se for para tirar fotos sérias, o ideal é migrar para uma reflex e investir em uma lente fisheye de fato, sabendo que ela deve custar uns US$ 300, se for de uma marca alternativa, ou de US$ 600 para cima, se for original.

Alguém conhece alguma câmera boa a prova d’água? Já tenho câmeras de vários tipos com várias funções e estou pensando em uma câmera compacta a prova d’água…alguma sugestão? – Filipi Neves, via fórum.

Assim como os relógios de pulso, existem câmeras resistentes à água, que sobrevivem a uma chuva imprevista ou a respingos, e aquelas realmente à prova d’água, feitas para serem submersas. Só que, mesmo estas, costumam ser limitadas a 3 ou, quando muito, dez metros de profundidade. Se o seu objetivo é usá-las na praia ou na piscina, vá em frente! O fabricante de mais tradição neste segmento é a Olympus, com sua linha Stylus Tough, mas quase todas as marcas já têm modelos semelhantes. Qual eu recomendaria? Provavelmente a Stylus Tough 8010, com zoom grande-angular (muito útil debaixo d´água, onde tudo parece mais próximo) e resistência até 10 metros.

Já se a idéia for mergulhar de verdade, com cilindro de ar nas costas, o melhor é investir em uma caixa-estanque para uma das câmeras que você já tem e, eventualmente, em um sistema de iluminação subaquática, que faz toda a diferença na hora de fotografar no azulado mundo submarino. Ah, e eu passaria longe daqueles sacos-estanque com uma janelinha para a lente vendidos por aí – são baratos, mas o risco de alagar sua preciosa câmera não compensa.

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