domingo, 14 de novembro de 2010

Microsoft desenvolve touchscreen que permite sentir textura de imagens


A Microsoft desenvolveu e patenteou uma tecnologia que permite construir uma tela sensível ao toque tátil. Ou seja, uma tela que transmite a sensação para o usuário de sentir as imagens como o cume de uma montanha, a profundidade de um buraco ou a textura. As informações são da publicação “NewCientist”.

Considerando que as telas anteriores produzidas com o mesmo propósito passam apenas a ilusão de textura, o modelo da Microsoft propõe uma textura real, usando células plásticas que, quando tocadas, podem ser expelidas da tela.

É uma nova forma de conseguir esse tipo de sensação em telas, porém não é a primeira tentativa. Outros gigantes da área de comunicação como Nokia, Disney Research, centro de pesquisas tecnológicas dos estúdios Disney, e a Senseg, uma empresa finlandesa, estão desenvolvendo telas que usam voltagens em diferentes frequências, aplicado a um nível inferior da tela touchscreen. Dessa forma, ao tocar na tela, o usuário é “enganado” pelos diferentes níveis de tensão. Esse tipo de tela é conhecido como Vibrotactile (ou Vibrotáteis, em tradução livre).

De acordo com o artigo da “NewCientist”, as telas Vibrotactile funcionam bem, mas elas têm limitações. Uma delas é que elas podem fazer barulho: algumas frequências utilizadas fazem parte do espectro do som. Às vezes é possível ouvir uma espécie de zumbido ao tocar na tela. Esse tipo de problema pode ter feito que a Microsoft procurasse uma forma totalmente diferente de conseguir o efeito de textura em uma tela.

O inventor da tecnologia é Erez Kikin-Gil afirmou que a ideia da tecnologia é que ela seja utilizada em telas grandes, como a do Microsoft Surfacepara ver como funciona a Microsoft Surface), e não em telefones ou tablets. Até o momento a empresa não divulgou os possíveis planos para a utilização da tecnologia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code