quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Atrações natalinas em São Paulo apostam em tecnologia e sustentabilidade




Fim de ano. Uma das primeiras coisas que vêm à mente quando se pensa nessa época são as férias e a diversão e descanso que vêm com elas. Após um ano inteiro de trabalho, muita gente pensa também, quase que automaticamente, em viajar.

Mas o paulistano não precisa ir longe para ter algum tempo de lazer. Muitos pontos da cidade estão decorados com o tema natalino e oferecem diversas opções de encanto e entretenimento, mesclando conceitos tecnológicos e sustentáveis.

Com o título de “Natal Iluminado”, empresas e prefeitura de São Paulo enfeitaram diversos pontos espalhados por toda a cidade. São mais de 25 milhões de microlâmpadas, 3,5 mil refletores com lâmpadas HQIs coloridos, 35 mil miniestrobos, 25 km de mangueiras

iluminadas e 25 mil clusters de LED. Confira:

A avenida Paulista – que, por si só, já é um ponto turístico – é uma das atrações natalinas mais tradicionais. O artista plástico Juarez Fagundes assina uma das novidades deste ano, a Praça de Natal. Trata-se de uma passarela suspensa com 800 metros quadrados, iluminação cênica e personagens como um Papai Noel gigante, ursinhos e bonecos de neve que dançam ao som de canções típicas. A construção da Praça também pensou na acessibilidade, e disponibilizou elevadores e monitores treinados para que todos possam atravessar a avenida e apreciar a decoração com segurança. Além disso, a estrutura da Praça também servirá para o palco da festa do Réveillon na Paulista.

Outro conceito utilizado na decoração 2010 foi a iluminação de árvores naturais por toda a cidade. Somente no Parque Trianon, na avenida Paulista, foram enfeitadas 120 árvores de Mata Atlântica nativa. Ao todo, são mais 100 km de vias iluminadas, contando árvores e postes.

O parque do Ibirapuera também é outro ponto de visitação. Neste ano, os enfeites são virtuais, projetados em telas. A gigantesca árvore de Natal, de 68 m de altura e 30 m de diâmetro, é formada por LEDs que mudam de cor e gastam menos energia do que lâmpadas comuns. A novidade fica por conta das cores utilizadas na iluminação da árvore. Os moradores podem escolher o sentimento que querem ver representados na árvore: Amor (vermelho), Confraternização (amarelo), Solidariedade (azul), Esperança (verde) e Paz (branco). A votação ocorre via SMS e internet e a cor vencedora iluminará a árvore por algum tempo – refletindo o sentimento da maioria dos paulistanos.

Já a árvore do Guarapiranga aposta em sustentabilidade. A decoração da árvore de 56 metros de altura e 23 de largura é toda feita de materiais ecologicamente corretos, que serão doados para reutilização após a desmontagem de árvore.

O parque da Água Branca estreia neste ano como ponto decorado em São Paulo. A Cipolatti realizou toda a decoração da árvore de Natal e do parque, que recebeu luzes coloridas. A novidade é uma cachoeira gráfica que, com auxílio de monitores, recebe e exibe mensagens da população.

Outros pontos, como a Ponte Estaiada, a avenida 23 de maio e Pátio do Colégio também são atrações que merecem destaque.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code