sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Réveillon em Copacabana usa alta tecnologia na queima de fogos





Na maior festa do Rio de Janeiro, ninguém acende pavio. Tudo é feito por uma equipe de técnicos via sinal eletrônico.

Em Copacabana, esse ano a queima de fogos será acompanhada de uma novidade.

O dia amanhecia quando as barcas começaram a seguir para a Praia de Copacabana, em uma viagem lenta e cuidadosa. São 11 balsas, cada uma levando 2.250 bombas. Ajudadas pelo mar calmo e sem ondas, no início da tarde, elas já estavam todas ancoradas. As barcas estão a 400 metros da areia, um lugar seguro e que dá visibilidade total.

A promessa é que os fogos das 11 balsas começarão a ser detonados com pontualidade suíça: à meia-noite em ponto, no horário certo de verão de Brasília, conferido pelo Observatório Nacional. A ordem sairá de um hotel em Copacabana, onde nesta sexta-feira (31) técnicos espanhóis e brasileiros já fizeram uma espécie de ensaio geral. Já está tudo conferido.

Nos fogos de alta tecnologia, ninguém acende pavio. É tudo via sinal eletrônico. Uma frequência de rádio especial foi reservada para que nada interfira na comunicação. Mas, mesmo que haja pane, o espetáculo está garantido na hora certa.

“Se houver algum problema e o bipe não for transmitido, a gente parte para o plano B que é manual. É preparar a linha, fogo e, aí o show inteiro vai embora”, declara a organizadora Vivian Pires.

Um espetáculo de luzes cinco minutos antes da meia-noite vai preparar o público para o grande momento da virada. Nesse ano, os fogos vão dançar durante 20 minutos com a trilha musical que foi feita especialmente para a festa.

Uma mistura de música clássica e samba, para receber a nova década.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Smartphone Motorola Defy com Android e resistente à água


Literalmente, o Motorola Defy, o novo e exclusivo Smartphone da empresa de telefonia celular Claro é mais forte do que o Hulck, isso porque possui grande resistência à poeira, sujeira, arranhões e água, se tornando assim um ótimo aparelho celular ideal para os mais desastrados. Mas, além de ter em mãos um dispositivo portátil de longa durabilidade, ter um repleto de funcionalidades e recursos incríveis é melhor do que você possa imaginar. Seu design é super moderno e sofisticado, o que possui um desenho ergonômico para se encaixar perfeitamente na mão do usuário, e também ocupa pouco espaço e não proporciona nenhum tipo de incômodo quanto a isso. Quer saber quais são os motivos do Motorola Defy ser tão desejado pelos consumidores atuais?

Então, veja logo a seguir suas configurações técnicas: tecnologia 3G HSDPA com velocidade de 7.2Mbp, display LCD TFT Touchscreen (sensível ao toque) de 3.7 polegadas com resolução de 854×480 pixels, sistema operacional Android 2.1 com MOTOBLUR, memória interna de 2Gb, VibraCall, memória RAM de 512Mb, câmera fotográfica digital de 5.0 megapixels com Flash LED e auto-foco, conectividade sem fio Bluetooth e Wireless, navegador aGPS, entrada para cartão de memória MicroSD de até 32Gb, acompanha cartão de memória de 2Gb, sensor de proximidade e luz ambiente, acelerômetro, formato em barra, rádio FM com gravação de músicas e função RDS (identificador de música), reprodutor de músicas com ampla compatibilidade de formatos, jogos em 3D, reprodução de imagens e de vídeos, visualização e edição de documentos, acesso a emails POP3 e IMAP, mensagens SMS e MMS, predição de texto iTAP, caixa postal, mensagens instantânea Google Talk, navegador de internet Android HTML Webkit e Adobe Flash Lite 3, interface USB 2.0 de alta velocidade para conexão com PC, sistema Plug & Play, modo avião, compatibilidade com sistema operacional Microsoft Windows e Mac Os, bateria recarregável com autonomia de até 400 minutos em conversação e de até 400 horas em Stand-by, peso de 118 gramas, antena interna, aplicativos Java, e muito mais.

Quanto ao preço, como já dito, o Motorola Defy no Brasil é um aparelho exclusivo da operadora Claro, assim este se encontra no valor de 199 reais no plano sob medida, o qual pode variar a partir de 80 reais mensais, tendo ainda pacote de internet de 250Mb. Se interessou pelo Motorola Defy? Então, acesse o site da Claro (www.claro.com.br) e obtenha mais informações sobre o aparelho e os planos pelos quais o mesmo está disponível.

Notebook LG R590 é o primeiro nacional 3D


Se você é mais um dos consumidores que acreditam que a tecnologia 3D está presente apenas nas TVs mais modernas, saiba que você é mais um enganado. A partir de agora, a tecnologia 3D vem avançado para outros dispositivos tecnológicos com a finalidade de proporcionar maior vida e realidade, e o primeiro dispositivo a ter esta função adicionada é o Notebook LG R590. E falando em notebook, o que será que este tem a nos oferecer? Respondendo a esta pergunta, saiba que o R590 está no mercado com o intuito de nos garantir qualidade, tecnologia, desempenho e comodidade enquanto o utilizamos, já que possui componentes resistentes e modernos capazes de proporcionar isso e muito mais. Além disso, o LG R590 dispõe de um design super atraente e compacto, o qual não oferece nenhum tipo de incômodo ou problema para levá-lo e utilizá-lo onde quer que você esteja, pois possui um tamanho pequeno e de peso leve.

Dentre suas especificações técnicas, destacam-se: processador Intel Core i7 com velocidade de 1,73Ghz, memória Cache L2 de 6Mb, Chipset Mobile Intel HM55, sistema operacional Microsoft Windows 7 Home Premium, display LCD TFT Widescreen de 15.6 polegadas com resolução de 1366×768 pixels com iluminação por LED e filtro polarizado para 3D, memória RAM DDR3 SDRAM de 4Gb com velocidade de 1066Mhz com capacidade de expansão em até 8Gb, disco rígido SATA de 640Gb com velocidade de rotação de 7.200rpm, peso de 2.67kg, câmera Webcam integrada de 1.3 megapixels com gravação de vídeo, conectividade sem fio Bluetooth e Wi-Fi, placa de vídeo Nvidia GeForce GT335M com memória dedicada de 1Gb, placa de áudio integrada com altofalantes e microfones integrados com sistema TruSurround HD e SRS WOW HD.

Dispõe também de unidade de disco DVD-RW com leitor e gravador de CD e DVD com tecnologia Blu-Ray, leitor de cartões de memória 5 em 1, 3 portas de comunicação USB 2.0 de alta velocidade, teclado 98 com teclas com teclado numérico, mouse TouchPad com função Scroll e 2 botões, peso de 2.56kg, conexão VGA e e-SATA, porta de comunicação HDMI, placa de rede Ethernet 10/100/1000Mbps com conector RJ-45, placa de Fax/Modem de 56Kbps com conector RJ-11, bateria recarregável com autonomia de até 3 horas com 6 células, sistema de travamento HDD Security e Kensington Lock, e mais. Está disponível no mercado por aproximadamente 3.000 reais.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Home Theater LG HX995TZW com Blu-Ray e Tecnologia 3D


Para quem está em busca de uma nova e perfeita experiência de som e de imagem, não existe o melhor equipamento indicado para lhe proporcionar isso a não ser o Home Theater LG HX995TZW que dispõe de poderosas caixas acústicas para um som sem comparação. Além de alta potência e qualidade, este moderno e sofisticado Home Theater proporciona o melhor posicionamento no ambiente devido à ausência de cabos, já que dispõe de tecnologia sem fio, assim basta distribuir as caixas acústicas pelo ambiente para desfrutar de uma vibração profunda de áudio. O Home Theater LG HX995TZW conta também com processamento de áudio extenso, sendo que com apenas um toque no controle remoto do aparelho você poderá escolher os diferentes tipos de equalização, podendo deixar o áudio puro graças ao seu sistema de aprimoramento de frequência que melhoram os arquivos em formato MP3.

Dentre suas especificações técnicas, destacam-se: potencia total de 1.100W RMS (THD 10%), tecnologia 3D, reprodução de mídia Blu-Ray, conectividade sem fio que elimina a necessidade de uso de cabos, função NetCast e DLNA, Subwoofer ativo com potencia de 2.4Ghz, interface USB 2.0 de alta velocidade, compatibilidade com uma grande diversidade de mídias (BD-R, BD, BD-RW, DVD-R, DVD, DVD-RW, DVD+R , DVD+R Double Layer, Audio CD, DVD+RW e outros), conexão P2, sistema de áudio Dolby Digital e Dolby Prologic II, conexão HDMI e Simplink, rádio AM e FM, Gracenote, sistema de caixas acústicas de 5.1 canais, caixas acústicas frontais de 180W RMS cada, caixa acústica central de 180W RMS.

Conta ainda com caixa acústica traseira de 180W RMS, Subwoofer de 200W RMS, ampla compatibilidade de formatos (WMA, CDG, DivX, JPEG, Progressive JPEG, MP3 ID3 Tag e MP3), saída e entrada de vídeo, conector RJ-45 (Ethernet), capacidade de carregar bateria de iPod e IPhone, resolução Full HD Upscaling de 1080 pixels, memorização de estações, abertura de bandeja instantânea, ajuste de volume e de distância de caixas-acústicas, sincronização de delay de áudio e vídeo, Sleep e Dimmer, ajuste de volume de TV, consumo de energia de 120W, é bivolt, e mais. Seu valor no mercado é de aproximadamente 3.400 reais.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Novo Hamburgo participa do Fórum Internacional de Software Livre

Secretários e funcionários municipais de Novo Hamburgo participam da 11ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL) que acontece em Porto Alegre dentre os dias 21 e 24 de julho. O maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo reuniu, no ano passado, cerca de 8 mil pessoal nas mais de 300 atividades realizadas. Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID) integram a caravana Software Livre – Vale do Sinos, que reúne pessoas de outras cidades da região. “O uso do software livre garante a autonomia da administração pública quanto a fornecedor, padrões e tecnologia. A Tecnologia da Informação é fundamental na participação popular no governo”, comentou a titular da SETID, Márcia Schüler.

A convite do Gabinete da Presidência da República, a Prefeitura de Novo Hamburgo participou na manhã desta quarta-feira do workshop “Preparando para Expansão: Lição da Experiência Piloto Brasileira na Modalidade Um Computador por Aluno”. Na ocasião, foram apresentados os resultados do projeto que viabiliza o acesso a equipamentos portáteis para estudantes e professores do ensino básico da rede pública. O secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, também representou o Município no evento.

Na quinta-feira, dia 22 de julho, Márcia Schüler participará do painel “Mulheres e o Software Livre”. A atividade será realizada pelo Grupo de Trabalho Feminino Livre, que contará com atrações dedicadas às mulheres e proporcionará a discussão da participação feminina no segmento.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Afinal, #AlgoEstaNoAr. Mas o quê?!?! [updated]




O teaser é um recurso já antigo da comunicação. Lançar uma informação mas sem detalhar, sem deixar claro do que se trata. Criar expectativa simplesmente.

O objetivo é amplificar a audiência para a mensagem que vem a seguir. Mais uma vez, as redes sociais mostram ser uma ótima ferramenta para potencializar situações assim.

Recentemente pudemos comprovar isso com o case de lançamento da cerveja Devassa. O teaser da campanha não anunciava o produto nem a garota propaganda. Lançava apenas a pergunta: "Quem afinal era a bem devassa?". A tag #bemmisteriosa espalhou-se pelas redes e inundou o twitter. Um sucesso.

Agora surge uma nova tag: #AlgoEstaNoAr. Mais uma vez, um teaser de lançamento de algum novo produto ou serviço.

Alguns blogs mencionam a possibilidade de se tratar do lançamento de um serviço de navegação mapeada por imagens em 360°, semelhante ao Google Street View.

Quem sabe é o lançamento do próprio Google Street View no Brasil. Ou nada disso.

O que se sabe é que já existe um hotsite (algoestanoar.com.br) e um perfil no Twitter (@AlgoEstaNoAr). Já existe também uma promoção, criada para estimular a propagação da tag #AlgoEstaNoAr pelas redes. O ganhador leva um MacBook Air.

Sabe-se que é possível navegar pelas ruas no hotsite. Basta clicar nas setas que aparecem no chão.


Sabe-se que o registro do domínio está em nome de "Zenyu Nakamura". Porém há pouco sobre ele na internet. Talvez esse nome seja inclusive, uma "pista falsa".

O blog #Nops fez um post lançando o boato de que celebridades já comentaram o assunto. Tudo brincadeira.

Mas de qualquer maneira, sabe-se que a tag #AlgoEstaNoAr chamou a atenção de muita gente no Twitter e deve ser assunto corriqueiro nos próximos dias.

Sabe-se também que a agência que está fazendo a divulgação em mídias sociais é a Gauge, mas não se sabe quem é o cliente nem a agência que montou a campanha.

Enfim, não se sabe muita coisa. O que se sabe, sem dúvida, é que #AlgoEstaNoAr...

[UPDATED 02/07/2010] Nos últimos dias uma nova especulação surgiu na rede. Alguns comentários intrigantes no blog, e conversas que tive no Twitter, fazem concluir que possivelmente a marca responsável por essa ação seja a Citroën, e não o Google, como especulou-se no início da campanha.

Possívelmente essa ação seja um teaser de lançamento de algum novo modelo. Quem sabe o novo C5, ou mais provavelmente o Citroën AirCross, que já foi anunciado no twitter oficial da marca.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Como usar o Google Voice para receber recados de voz aqui no Brasil



Antes de mais nada, vale lembrar que o Skype possui um serviço muito semelhante e eficaz. Quem compra um número de telefone online no Skype, ganha a caixa de recados de voz. Caso o Skype não esteja ativo e alguém tente ligar para o número, uma mensagem pré gravada pedirá para deixar um recado.

Você pode programar para receber um aviso em seu email sempre que receber um recado de
voz novo. Sendo assim, o Skype, de certa maneira, substitui o Google Voice, ao menos para essa função.

E claro, não custa lembrar que esse número online funciona como um telefone fixo, ou seja, qualquer pessoa de um telefone comum ou de um celular pode ligar para esse número.

Bom, mas caso ainda assim você queria experimentar o Google Voice, como ele está
ativo apenas nos EUA, é possível, mas necessita alguns passos. Resolvi experimentar, só mesmo pra conferir a ferramenta, pois de fato, o mais lógico é usar o Skype, ao menos enquanto o Google Voice atender apenas os Estados Unidos.

Aqui vai todo o procedimento:

1 - Compre no Skype um número de telefone fixo no EUA (cerca de R$40,00/trimestre).

2 - Entre no Google Voice (http://google.com/voice) e cadastre o seu usuário, utilizando esse número internacional do Skype.

3 - Pronto. Você ganhará um outro número de telefone do EUA, oferecido pelo Google Voice, que dá acesso a todo os serviços:
- ao ligar para esse número do Google Voice, a chamada é redirecionada ao mesmo tempo para todos os números cadastrados (mas nesse caso apenas o número do Skype está cadastrado);
- é possível receber SMS nesse número do Google Voice. A mensagem chega por email na sua conta do GMAIL. (porém a pessoa que enviar vai pagar um SMS internacional);
- Quem ligar para o seu número do Google Voice; e caso você não atenda a ligação, essa pessoa poderá deixar um recado de voz; que você recebe imediatamente anexado em um email na sua conta do GMAIL.
- caso possua um smartphone, você pode instalar o aplicativo do Google Voice Mobile e assim poderá receber os recados de voz e SMS também em seu celular.

O processo de criação do Google Voice está concluído, porém provavelmente a maioria dos seus contatos moram no Brasil e ficará caro ligar para o seu número do Google Voice nos EUA. Sendo assim, seguem mais algumas etapas:

4 - Para que seus contatos não sejam obrigados a efetuar uma ligação internacional, você pode comprar mais um número de telefone online no Skype. Desta vez compre um número no Brasil (cerca de R$20,00/trimestre).

5 - No Skype será necessário desativar a caixa postal de voz em caso de não-atendimento. E habilitar a opção de transferência de chamadas. Configure a transferência para o número internacional do Google Voice.

6 - Efetuando essa configuração, você evita que seus contatos sejam obrigados a realizar uma ligação internacional, por sua vez, quem pagará a transferência internacional é você. Recomendo comprar um pacote de minutos para ligação no EUA (um pacote de 120 min. custa R$4,99/mês no Skype).

7 - Pronto. A configuração está completa. Você divulga aos amigos esse seu número local. Caso você não atenda a ligação pelo Skype, ela será transferida automaticamente para o Google Voice e a pessoa poderá deixar um recado de voz. Esse arquivo de áudio é direcionado imediatamente para o seu GMAIL ou para o seu aplicativo do Google Voice Mobile do seu celular.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

[drops] Convites do Salão do Automóvel oferecidos pela Citroën #off-topic





Para divulgar sua participação dentro do Salão do Automóvel 2010, a Citroën realizou sorteio de convites para o evento em seu perfil do Twitter @CitroenBrasil.

Como parte desta ação de divulgação, a marca também ofereceu 5 pares de convites para sortear aos leitores do blog e-Code!

Para participar, basta publicar em seu Twitter a seguinte frase:

----------------------
Sorteio de Convites do Salão do Automóvel oferecidos pela @CitroenBrasil e pelo blog e-Code do @ericmessa - http://kingo.to/jY9
----------------------

Orientações:
- As frases devem ser publicadas até as 23h59 de hoje, 26/10/10.
- O sorteio será realizado através do Sorteie.me. É importante que seja publicado no seu Twitter o link exatamente como indicado na frase acima (http://kingo.to/jY9).
- Alguns minutos após a publicação do tweet, o seu nome já estará registrado na relação dos participantes do sorteio. Clique aqui para conferir.
- Os 5 primeiros sorteados ganharão um par de convites para visitar o Salão do Automóvel, válido somente para os dias 3, 4 e 5 de Novembro, mas que permitem o acesso ao evento antes do público geral.
- O sorteio oferece apenas o convite para o evento. Não temos como oferecer transporte e acomodação.
- Para receber os convites, é necessário que o ganhador informe seu endereço até o meio-dia do dia 27/10/10. Os ganhadores serão comunicados pelo Twitter e também nesse mesmo post.


É preciso adicionar-me no Twitter?
Não. Muitas promoções semelhantes a essa pedem para que você passe a seguir o perfil no Twitter. No meu caso, peço apenas que colabore na divulgação deste blog. Prefiro que sigam meu perfil no Twitter apenas aqueles que realmente se interessam pela minha área de atuação, e gostam do que publico ali. Assim posso garantir um alto índice de relevância na minha lista de seguidores. Afinal, o meio digital não é um meio de massa!


---------------
Resultado do sorteio:
Foram mais de 380 publicações (da frase acompanhada do link) nas últimas 8 horas, mas deste total, somente cerca de 90 eram usuários únicos do Twitter. Ou seja, algumas pessoas publicaram várias vezes a frase, tentando aumentar suas chances no sorteio, porém o sistema considera apenas os usuários únicos

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tihuana é TNT: para quem ainda não entendeu o novo paradigma da comunicação




Tenho dito que Branded Content e Social Media são hoje, as áreas que apontam o novo paradigma da comunicação. Sabíamos que a sociedade aprendeu a ignorar propagandas disruptivas, mas não tínhamos ainda, compreendido qual seria a solução.

Sem necessariamente, fazer um juízo de valor, "Tihuana é TNT" ilustra perfeitamente esse novo modelo. Quem foi ao cinema assistir "Tropa de Elite 2" deve ter visto o novo clipe da banda Tihuana. Neste clipe a marca de energético TNT é o personagem principal. A narrativa do filme ilustra o posicionamento da marca. A essência da letra também transparece a filosofia do produto. Na verdade, até o próprio nome do produto faz parte da letra da música. Valem ainda lembrar que essa música fará parte do novo álbum da banda.

Para a publicidade, contextualizar a mensagem da marca/produto com algum conteúdo é o caminho ideal para alcançar um discurso publicitário menos disruptivo e mais relevante para o consumidor daquele conteúdo (seja um filme, uma música, um show, etc).

Para a indústria fonográfica, essa também pode ser a uma solução, já que a era digital estimulou a distribuição livre do conteúdo. Ao invés de obter lucro a partir das vendas do álbum, a banda direciona seu retorno financeiro para os shows e também para o patrocínio de marcas interessadas em investir na produção do álbum e dos clipes. Quem sabe os álbuns possam até ser distribuídos gratuitamente nesse caso.

Parabéns para a agência Multi Solution e a marca TNT, que a partir desta campanha souberam ilustrar como devemos atuar neste novo paradigma da comunicação.

OBS: Quero apenas lembrar que modelos de branded content são melhores aceitos quando o produto não é inserido de maneira "forçada". Citar o nome do produto dentro da letra da música pode incomodar caso não esteja perfeitamente contextualizado. Além disso, acredito que não é necessário falar o nome do produto quando a letra já consegue transparecer todo o seu posicionamento e conceito.
Por fim, um último comentário: a produção do clipe é maravilhosa, mas não precisava encerrar com um packshot do produto. Packshot é coisa do antigo modelo de propaganda disruptiva.

OBS2: Também gostaria de ressaltar que o termo Branded Content pode ser novo, mas suas bases conceituais utilizam referências bem antigas. Um exemplo: em 1973, o cantor Paul Simon escreveu uma música chamada "Kodachrome" (uma linha de produtos da Kodak).

domingo, 12 de dezembro de 2010

Um presente do @oLivreiro, @EnriqueJimenez e @JeffPaiva

O Livreiro é um portal de relacionamento com foco na literatura. Você cria um perfil e passa a recomendar livros e receber indicações de outro usuários da rede.

Para divulgar o portal, foi criada uma ação muito criativa. O círculo de recomendações que acontece dentro do portal foi reproduzido no mundo físico: recebi de presente alguns livros que foram recomendados por amigos do Twitter.

Ao chegar em casa, havia uma sacola do O Livreiro com 3 livros que ganhei de presente. Cada um dos livros tinha um recado escrito pelos autores do presente: @oLivreiro, @EnriqueJimenez e @JeffPaiva.

É uma ação que chama a atenção pela proximidade e intimidade que apresenta ao convidar algumas pessoas que teriam a oportunidade de presentear seus amigos.





A ação envolveu dois grupos diferentes: o grupo de pessoas que iria presentear e o outro grupo de "presenteados". O primeiro grupo foi convidado a escolher um livro para presentear uma determinada pessoa, além disso eles próprios ganharam também um vale-livro.

Após receber todas as sugestões de presentes, nesta segunda-feira teve início a segunda fase, em que os presenteados começaram a receber pelo correio a ecobag com os 3 livros-presente e uma carta apresentando a rede social O Livreiro.

Esta segunda fase está programada para durar toda a semana, ou seja, ainda tem mais gente que deve ganhar livros de presente ao longo desta semana!

Parabéns à agência Remix Social Ideas pela proposta criativa e envolvente!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Halls vai animar Borá, a menor cidade do Brasil




Recebi aqui o material de divulgação de uma ação criada para o lançamento do Halls XS, o novo mini drops da Halls. Por conta da originalidade, vale acompanhar esta ação.

Junto com amostras do Halls XS, recebi uma caneca e um mapa da cidade de Borá (485Km de São Paulo/SP). Conhecida por ser a menor cidade do Brasil (cerca de 120 km²), Borá será sede de vários eventos promovidos pela Halls, que começam agora em dezembro/2010 e terminam somente em março/2011.

O principal evento é a inauguração do "HALLs DA FAMA", que ficará localizado próximo ao Centro Comunitário e à sede da Polícia Militar de Borá. A inauguração vai acontecer no dia 19 de fevereiro de 2011, mas até lá, na fan page do Facebook, haverá uma votação para escolher quem fará parte do "Halls da Fama".

Em breve, personalidades da web serão convidadas a participar dos eventos na cidade de Borá. Acontecerá também uma competição esportiva na cidade. Até lá, os moradores irão cadastrar no Facebook seus feitos históricos para garantir uma vaga no "HALLs DA FAMA"!

É uma ação que definitivamente chama a atenção, mas que além de tudo, colabora para o turismo da cidade e estimula a economia. Parabéns pela iniciativa da Cadbury.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Post de Boas Festas e Feliz #2011





O ano passou. Lá vai mais um post de Boas Festas e Feliz 2011. Gosto de fazer esse post anualmente, pois é a única oportunidade que tenho no blog para agradecer a apoio e fidelidade dos leitores.

Cada ano que passa o número de leitores cresce, mesmo que até hoje eu nunca tenha feito nenhum trabalho efetivo de publicidade do blog. Quem acaba divulgando são os próprios leitores, que espalham o link dos posts pelas redes sociais. Sou grato pelo reconhecimento.

Como forma de agradecimento, resolvi entrar no clima das festas de final de ano e promover aqui no blog o sorteio de um presente para meus leitores: um vale de R$100 na Fnac.


Como participar:
Para participar do sorteio, basta ajudar na divulgação do blog para seus amigos do Twitter. Não é necessário publicar nenhuma frase pré-definida. Você escreve o que desejar no seu tweet, contanto que coloque junto o seguinte link do blog e-Code: http://kingo.to/orI (é esse link que garante a sua participação no sorteio).

Orientações:
- As frases devem ser publicadas no Twitter até as 23h59 do domingo, 19/12/10.
- O sorteio será realizado através do serviço Sorteie.me. É importante que seja publicado no seu Twitter o link exatamente como indicado (http://kingo.to/orI).
- Cerca de 30 minutos após a publicação do tweet, o seu nome estará registrado na relação dos participantes do sorteio. Clique aqui para conferir.
- O sorteio irá indicar um único ganhador. O prêmio será entregue através de correio comum.
- Para receber o prêmio, é necessário que o ganhador informe seu endereço até o meio-dia do dia 19/12/10. O ganhador será comunicado pelo Twitter e também nesse mesmo post.


É preciso adicionar-me no Twitter?
Não. Muitas promoções semelhantes a essa pedem para que você passe a seguir o perfil no Twitter. No meu caso, peço apenas que colabore na divulgação deste blog. Prefiro que sigam meu perfil no Twitter apenas aqueles que realmente se interessam pela minha área de atuação, e gostam do que escrevo ali. Assim posso garantir um alto índice de relevância na minha lista de seguidores. Afinal, o meio digital não é um meio de massa! O importante não é apenas ter um alto número de seguidores, mas também uma alta relevância e segmentação.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Telefônica e Vivo: planos para 2011


Todo dia 15/12 a Telefônica organiza um almoço de confraternização em que aproveita para anunciar seus planos futuros. Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica, comentou as conquistas e projetos para 2011, mas como esperado, o assunto principal foi o processo de integração entre as marcas Telefônica e Vivo. Abaixo alguns pontos que considerei relevantes:

- A marca Telefônica será utilizada apenas para representar o Grupo e seus assuntos institucionais. No Brasil, toda a área comercial de produtos e serviços de telefonia passarão a utilizar a marca Vivo.

- Essa medida tem como propósito diferenciar sua atuação internacional. Assim, em todos os países de língua espanhola/castelhana a marca utilizada comercialmente é a Movistar, nos países europeus é a O2 e no Brasil será a Vivo.

- Ao longo de 2011 o processo de integração das empresas acontecerá gradativamente, desde o compartilhamento da infraestrutura de rede até a união das atividades da Fundação Telefônica e do Instituto Vivo.

- Para a matriz na Espanha, o Brasil é o segundo mercado mais importante do Grupo Telefônica, perdendo em volume de clientes apenas para a própria Espanha.


Outros assuntos:

- Valente mostrou um gráfico de crescimento da telefonia fixa no mundo. Praticamente todas as operadoras do mundo perderam clientes de linha fixa. A operadora China Telecom perdeu mais de 10 milhões de clientes de linha fixa em 2010. Essa dado aponta a consolidação da telefonia móvel e a crescente substituição do telefone fixo pelo celular.

- A Telefônica investiu bastante na melhoria do serviço e resgate da imagem da marca. Neste ano que passou a empresa conseguiu reduzir em 60% o número de atendimentos do call center.

- Em 2011 a Telefônica pretende intensificar os serviços e a qualidade dos produtos para televisão a cabo.

- Acompanhando a tendência do mercado, o foco de atuação em 2011 serão os consumidores da classe C/D.

- Para ampliar a cobertura da rede 3G, o objetivo da empresa é cobrir 4 novos municípios por dia durante todo o próximo ano.

- Durante o evento, também foi anunciada uma nova empresa do grupo Telefônica que acabou de chegar ao mercado brasileiro: trata-se da Rumbo, empresa de venda online de passagens aéreas.

- E já foi anunciado também o lançamento de outra empresa, que deve acontecer em janeiro de 2011, durante o evento Campus Party Brasil. Essa nova empresa, ainda em processo de formatação, vai atuar na área de Inovação. No press release publicado no site institucional do grupo Telefônica há mais informações sobre essa nova empresa.

O fato é: há muito trabalho pela frente para o grupo Telefônica, principalmente sobre o processo de integração de duas empresas tão complexas. Espero que a integração acabe por promover uma revisão em algumas áreas, como o atendimento ao consumidor e assim, dar fim a falhas como aquela que comentei no post anterior.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Portabilidade: Agora a bola da vez é a Vivo



Para dar continuidade ao meu projeto "portabilidade", alguns dias atrás solicitei a transferência da minha linha de celular da operadora Claro para a Vivo. A intenção do projeto é experimentar todas as operadores de celular que atendem a região de São Paulo e deixar neste blog as minhas impressões.

Já publiquei a experiência de transferência da Tim para Oi. Depois fui para a Claro. E agora é a vez da Vivo. Também já tive uma experiência anterior com a operadora Aeiou.

A intenção é sempre verificar/comparar a qualidade do sinal/serviços e o processo de portabilidade.

Deixei a Vivo por último pois foi aquela que ouvi mais impressões negativas até então. Na maioria das vezes as reclamações citam mal atendimento do call center e erros de cobrança. Estou até já esperando passar por isso.

Por enquanto o que posso falar é:

PORTABILIDADE:
Assim como nas experiências anteriores, fui até uma loja da operadora acompanhado do meu RG, CPF e comprovante de residência. Recuso-me a solicitar a portabilidade por telefone. É pedir pra ter dor de cabeça.

Na loja da Vivo demorei para ser atendido. Na Claro e na Oi fui atendido logo de imediato. Desta vez na Vivo, tive que aguardar cerca de meia hora. Depois que fui atendido o processo até que foi rápido. Eu já sabia qual plano pretendia contratar, foi apenas necessário criar meu cadastro na operadora e ativar o pacote. Não paguei nada e fui embora com o chip já funcionando, porém sob um número de celular provisório.

Esse número provisório é necessário até que o processo de portabilidade esteja concluído; nesse momento o chip antigo da Claro pára de funcionar e o chip da Vivo passa a responder sob o meu número de celular correto.

A atendente da Vivo informou que a portabilidade estaria concluída num prazo de 3 dias úteis. Foi o que aconteceu quando transferi minha linha para a Oi e depois para a Claro. Desta vez já estou no quarto dia e até agora a portabilidade não foi concluída. No quinto dia fui novamente até uma loja da Vivo e descobri que a portabilidade iria demorar mais do que o imaginado, veja no meu "UPDATE", no final deste post.


OPERADORA VIVO:
Sobre a operadora, como utilizei pouco o serviço, não tenho muito a dizer. Ainda não precisei falar com o atendimento telefônico. Ufa. Também não recebi nenhuma cobrança pra conferir se houve erro.

Sobre a qualidade do sinal, gostei do que vi até agora. Também ouvi dizer que em São Paulo a Vivo é a operadora que possui a melhor cobertura, mas ainda não pude comprovar pessoalmente.

Sobre a qualidade do tráfego de dados 3G (internet), posso dizer que nas experiências anteriores, a Tim foi a operadora em que o tráfego de dados era o mais lento. Claro e Oi possuem qualidade de sinal 3G muito semelhantes, não posso reclamar. Consegui usar a internet tranquilamente nas duas operadoras. Porém, aparentemente a qualidade do acesso à internet na Vivo é melhor ainda.

Para escrever esse post fiz um teste com o 3G da Claro e a média de transferência que obtive foi de 241 Kbps. Exatamente no mesmo dia e local, fiz o mesmo teste com a Vivo e a taxa média de transferência foi de 589 kbps. (obviamente esse resultado é influenciado pelo local em que me encontro, se mudar de região quem sabe o resultado pode ser completamente outro).

Porém não mudei de operadora por conta da qualidade do acesso 3G. Confesso que o motivo principal da mudança foi o custo mensal do serviço. Aparentemente o valor do pacote de serviços (minutos + sms + internet) tem um custo/benefício melhor na Vivo.

Por fim, fica aqui minha recomendação: se já faz mais de um ano que você fez o contrato com a sua operadora, vale a pena conferir seu gasto mensal e comparar com os pacotes oferecidos pelas operadoras concorrentes. Não custa comparar e mudar de operadora, se for o caso.

Após 5 dias úteis resolvi passar numa loja da Vivo para descobrir a razão da demora para transferir o número do meu celular. Apesar de solicitar a portabilidade na loja do Shopping Iguatemi, desta vez resolvi passar na loja do shopping Villa Lobos.

Fui atendido de imediato e a pessoa, muito prestativa, chegou a mostrar-me a tela do computador que indicava a solicitação de portabilidade registrada somente no dia 09/12, e não no dia 03/12, data em que estive lá. Como assim?

E já que a portabilidade foi solicitada somente no dia 09/12, a transferência do número foi programada para acontecer 3 dias úteis depois, ou seja, na terça (14/12). Se considerarmos a data em que estive pela primeira vez na Vivo, serão 11 dias corridos até a conclusão da portabilidade.

A pergunta que não consigo responder é: por que a atendente da Vivo que me recebeu no dia 03/12, só efetivou a solicitação de portabilidade 6 dias depois?

São pequenos problemas como esse que devem tornar mais difíceis os dias de pessoas como Hugo Janeba, vice-presidente de Marketing da Vivo e Silvio Sato, Gerente de Comunicação e Branding. Eu conheço o Silvio Sato e sei que é um excelente profissional. Acredito que seja bem difícil trabalhar a imagem de uma marca que tem funcionários como a atendente da loja Iguatemi, que só atrapalham o seu esforço em tornar a Vivo uma marca bem vista pelo público.


--------------
[UPDATE 15/12/2010] Como programado, no final do dia de ontem (14/02) o chip da operadora antiga parou de funcionar. Substitui pelo chip da Vivo e imediatamente o celular passou a operar com o meu numero oficial. Processo de portabilidade concluído com êxito.

Não tenho reclamações em relação ao processo de transferência do número de celular. O sistema que integra todas as operadoras funcionou muito bem, nas 3 vezes que solicitei a mudança de operadora até hoje. No caso da Vivo, a única questão que ainda me resta é: qual será o motivo da solicitação de portabilidade ter sido efetivada apenas 6 dias após eu ter solicitado pessoalmente na loja? Fico com a impressão de que o que falta à Vivo é melhorar a qualidade do seu serviço de atendimento ao consumidor.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code